sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Verdadeiro amigo

"Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. Fiéis são as feridas dum amigo; mas os beijos dum inimigo são enganosos".  Provérbios 27:5-6






...apesar dos pesares, creio na força da amizade sincera; creio que a distância, por maior que seja, não é fator determinante para o arrefecimento da verdadeira amizade. Eu creio que amizade é algo lindo e forte, mas tão forte, que não perece com o tempo. 


 O valor da amizade foi revelado pela própria Bíblia: 

“O amigo fiel não tem preço” (Sl 6,15). No mundo de falsidades e imoralidades em que vivemos, realmente ter um AMIGO (não falo de colegas) não tem preço. 


“Ele ama em todo o tempo” (Pv 17,17). Não é fácil amar uma pessoa com falhas. Pois se somos todos humanos, somos passíveis de erros e acertos e o verdadeiro amigo é aquele que identifica o nosso erro e, com AMOR, exorta-nos à correção. Ele nos aperfeiçoa e educa pela Palavra de Deus e seu próprio exemplo.


“O amigo fiel é uma forte proteção; quem o encontrou, deparou um tesouro” (Ecl 6,14). Amigo nos protege quando necessitamos ser protegidos. Ele é remédio para todas as angústias. O amigo intercede por você junto a Jesus. Que linda prova de amor e proteção! Colocar-nos aos pés do Senhor clamando por aquela pessoa a quem queremos tanto bem é maravilhoso. E quando Deus atende à nossas orações é mais incrível ainda: agradecermos ao Senhor pela vitória do nosso irmão, sentindo que a vitória dele é a nossa própria vitória.


 “O amigo fiel é um bálsamo de vida e de imortalidade, e os que temem o Senhor acharão um tal amigo” (Ec 6,16). Como é bom ter alguém escolhido por Deus que nos acalma. O amigo não alimenta o desespero, mas emana tranquilidade; aponta-nos soluções viáveis.

Jesus, em sua trajetória na Terra, em todo o tempo foi um exímio amigo. Ele declarou: “Já não vos chamo servos, mas amigos” ( Jo 15,15) e havia dito: “Ninguém dá maior prova de amor do que aquele que entrega a vida pelos amigos” (Jo 15,13).



Cristo é o maior exemplo de amizade de toda a história da humanidade. Quem nos dera podermos ser tão fiéis quanto Cristo foi com seus amigos! Não vendeu ninguém, nem enganou, tampouco deixou de ajudar. Muito pelo contrário: todos que o procuraram afastaram-se diferentes, com algo bom a mais em suas mentes e corações. Deus nunca nos despede de mãos vazias, por mais que não mereçamos receber nada. (não deveríamos ser assim com nossos amigos?)


Cristo continua sendo o amigo mais perfeito que já existiu, que existe e continuará existindo para sempre. Muitos podem nos magoar, disferir palavras cortantes, sarcásticas, nos atirar as maldosas "indiretas" (o pior é recebê-las de pessoas que declamam que "sempre" querem seu bem), não nos entender e praticar tantos e tantos atos que nos fazem mal, mas só JESUS é o amigo do qual realmente necessitamos. Ele nos entende sem que ao menos precisemos abrir a boca. Jesus decifra a linguagem do coração. Enquanto amigos dizem que nosso problema é "besteira", Jesus leva-o tão a sério a ponto de nos ajudar a resolvê-lo ou, se for preciso, resolve-o Ele mesmo. E sabe porque Ele faz tudo isso? Para que o laço de amor que nos une a Deus não seja cortado. O amor de Cristo para conosco é CONSTRANGEDOR, chega a me pasmar. 


"O amigo é luz que guia, é âncora em mar revolto, é arrimo a toda hora. Esparge raios de sol de alegria, derramando torrentes de clarões divinos. Dulcifica o pesar".



Irene Barretto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário